Conheça os benefícios do iogurte, um derivado do leite saudável e nutritivo

31 maio Conheça os benefícios do iogurte, um derivado do leite saudável e nutritivo

Um dos derivados de leite mais conhecidos, além do queijo, é o iogurte. Alimento que teve origem nos Balcãs, e assim como outros produtos derivados de leite, sua origem tem cerca de milhares de anos. Segundo o livro “101 alimentos que podem salvar sua vida” de David Grotto, é relatado que a fabricação do iogurte pode ter sido resultado de um acidente, quando o alimento estava sendo guardado em urnas e sacos feitos com pele de cabra.

A comercialização do iogurte só teve início do século 20, a partir de estudos do biólogo russo Lila Metchnikoff, que inclusive ganhou o Prêmio Nobel pela descoberta. O especialista apurou que tribos das montanhas da Bulgária se alimentavam do iogurte, resultando um uma maior longevidade.

Muitos dos benefícios do iogurte são proveniente dos seus fermentos lácteos, tais como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, conhecidas como as “bactérias do bem”, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Obtido a partir da fermentação do leite, o iogurte é de fácil digestão, sendo altamente recomendado para pessoas com problemas gastrointestinais.

Entretanto existem uma série de outros benefícios relacionados ao iogurte, é uma excelente fonte de cálcio, é um alimento que regula o sistema imunológico, sem falar que devido à sua baixa taxa de lactose, pode ser uma opção para quem sofre de intolerância à lactose. Além disso, a publicação de Grotto afirma que uma pesquisa japonesa feita com voluntários, constatou que quem consumia 150 gramas diárias de iogurte sem açúcar uma redução nas concentrações de uma bactéria que induz ao mau hálito.

Conheça mais dos benefícios do iogurte clicando aqui.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.