Governador Sartori confirma participação no Congresso Internacional do Leite

26 jun Governador Sartori confirma participação no Congresso Internacional do Leite

entrega de sexta igl1

O secretário do IGL, Clóvis Marcelos Roesler, entrega cesta com produtos lácteos ao governador Sartori

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, confirmou nesta quinta-feira (25) que fará a abertura do Congresso Internacional do Leite no dia 15 de julho, às 8h30min, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Sartori também confirmou participação na abertura do evento, que vai  ocorrer no dia 29 de julho, às 9h na Fiergs, em Porto Alegre. O chefe do Executivo gaúcho também pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, presente na audiência, que articulasse apoio financeiro junto aos bancos estaduais para o evento. Brum salientou que já foram encaminhadas propostas ao sistema financeiro estadual. Neste ano, em sua 13º Edição, o congresso vai enfatizar os temas políticas públicas e sustentabilidade, bem como a tecnologia aplicada à produção, sucessão familiar dentre outros. Participaram da audiência o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo e uma comitiva composta pelos realizadores do congresso: representantes da Embrapa Gado de Leite e do Instituto Gaúcho do Leite (IGL). Para Sartori, o leite gaúcho é o de melhor qualidade e o mais fiscalizado do Brasil. “As coisas evoluíram muito em relação aos anos 1980, quando não havia como resfriar o leite.”

Instituto Gaúcho do Leite

Presidente do IGL, Gilberto Piccinini, entrega documento sobre o Congresso Internacional do Leite ao governador Sartori Crédito: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Na avaliação do presidente do IGL, Gilberto Piccinini, a importância do congresso é fundamental para incrementar o movimento que estimula a coordenação e qualificação crescente da cadeia leiteira gaúcha.  “As participações do governador do Estado e da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, dão peso político e demonstram a real dimensão do congresso.”

O presidente da Comissão Científica do Congresso e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Carlos Eugênio Martins, comentou com o governador a importância de um dos maiores e melhores congressos sobre lácteos do pais ocorrer num estado de produção emergente e contando com apoio total as instituições públicas e privadas. “Do ponto de vista da programação, o evento vem com o respaldo de excelentes profissionais. Já pelo lado científico, serão julgados trabalhos expressivos do último ano que vão poder contribuir com a melhoria dos sistemas de produção do estado e do país.”

Da Embrapa, além de Martins (presidente da Comissão Científica do congresso, participaram o assessor de Relações Institucionais da Embrapa Gado de Leite, Marne Sidney de Paula Moreira e o pesquisador Claudio Napolis Costa. Já do IGL, além de Piccinini, acompanharam a reunião o segundo vice-presidente, Leonardo Dornelles de Dorneles (Federasul), o secretário Clóvis Marcelos Roesler (Apil), o primeiro suplente, Ernesto Krug (AGL), o segundo suplente, Mário Augusto Ribas do Nascimento  (Famurs), Cleonice Back (Fetraf/RS), mais o diretor executivo Ardêmio Heineck e a gerente administrativa Carla Marle Paulitsch.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.