IGL participa de reunião que discutiu a pesquisa e a difusão de tecnologia

30 abr IGL participa de reunião que discutiu a pesquisa e a difusão de tecnologia

IGL na audiência pública da Fepagro 30 de abrilEntidade auxiliará na elaboração de documento que será encaminhado ao Mapa pedindo o credenciamento oficial do laboratório de produtos lácteos da URI

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) auxiliará a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs) com subsídios para a elaboração de um documento que será encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedindo o credenciamento oficial do laboratório de produtos lácteos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). O laboratório é instalado no município de Frederico Westphalen e a demanda é para que ele seja credenciado para análises específica da Instrução Normativa 62 (IN 62), do Mapa. “O credenciamento é importante porque o Estado contará com quatro laboratórios aptos a fazer a análise da qualidade do leite. Isso facilitará o acesso dos produtores às análises dentro dos parâmetros da IN 62”, afirma o diretor executivo do IGL, Ardêmio Heineck.

Durante o debate, que foi proposto pelos deputados Gabriel Souza (PMDB) e Zilá Breitenbach (PSDB) com o objetivo de estimular o ensino, a pesquisa e a difusão de tecnologias focadas na realidade e nas demandas regionais dos diferentes sistemas produtivos gaúchos, Heineck destacou que a lei do Prodeleite instituiu o Sistema Integrado de Pesquisa e Transferência da Cadeia Produtiva do Leite. Ele lembrou que o IGL mantém parceria com entidades de pesquisa agropecuária como a Embrapa e a Fepagro e está em negociações adiantadas com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Há o interesse da cadeia produtiva do leite para que a UFSM lidere o Sistema Integrado”, declarou o diretor executivo do IGL.

A audiência, que foi realizada no Plenarinho da Assembleia, contou com a presença do presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto. Também participaram do evento representantes de diversas entidades ligadas à atividade, como a Secretaria de Agricultura e Pecuária do RS (Seapa-RS), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Embrapa, Emater, Fepagro e Uergs, entre outros.

 

 

 

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.