Lançamento do Censo do Leite do RS será na Fenasul

31 mar Lançamento do Censo do Leite do RS será na Fenasul

Reunião Censo 31 de marçoFoi definido nesta segunda-feira (30), em reunião na sede do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), em Porto Alegre, que o Censo da Cadeia do Leite do Rio Grande do Sul será lançado na Fenasul, no dia 29 de maio, no 23º Seminário Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, organizado pela Famurs. A radiografia do setor, que tem a coordenação do IGL e a participação de Fetag, Famurs e Emater, além das entidades da indústria, levantará dados socioeconômicos para a criação de políticas públicas e prevenir crises do setor.

O censo vai levantar informações segmentadas em grandes áreas, incluindo o número de produtores, se o destino do leite é para industrialização própria ou de terceiros, tamanho médio de propriedades, número de vacas, disponibilidade de energia elétrica e de resfriamento por expansão direta, disponibilidade de água potável e água quente para higienização dos equipamentos, entre outros.

“A ideia do censo nasceu dentro de reunião da diretoria do IGL, onde diversas entidades sugeriram essa radiografia para que se se possa otimizar as ações de melhoria da estrutura de funcionamento da cadeia”, diz o presidente do IGL, Gilberto Piccinini.

A Emater, junto com a estatística Suzel Jansen Bittencourt, vai liderar a condução da pesquisa que será aplicada nos 497 municípios do Rio Grande do Sul. O trabalho envolverá a participação de 12 regionais da Emater, 12 coordenadores regionais e quase 500 técnicos, com a coordenação geral do do assistente técnico estadual da Emater, Jaime Eduardo Ries.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.