Presidente Piccinini publica nota oficial

23 nov Presidente Piccinini publica nota oficial

O presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL-RS), Gilberto Piccini, divulgou nesta segunda-feira (23) nota oficial dirigida às entidades associadas e à diretoria do instituto. O objetivo do comunicado é esclarecer os fatos relacionados à prestação de contas do IGL-RS citados em notas nas edições da última sexta-feia (20) pelos jornais Zero Hora (página 22) e Correio do Povo (página 11).

NOTA AOS ASSOCIADOS

O Conselho Deliberativo do FUNDOLEITE reuniu-se quinta feira, 19/11/2015, para avaliar a execução das atividades previstas no Plano de Trabalho com o IGL e analisar a prestação de contas apresentada por este Instituto.

Apesar de não termos assento naquele colegiado, encaminhamos, ao Secretário da Agricultara, Deputado Ernani Polo, o Ofício IGL.PRES 89/2015 no qual manifestamos nosso desejo de participar da reunião de forma a otimizar os trabalhos. A prestação de contas, a que se referia a convocação, segundo nossa avaliação só poderia ser a que diz respeito ao exercício de 2014, que até o momento não foi apreciada pelo Conselho Deliberativo. Trata-se de uma prestação de contas extensa e pormenorizada, o que por si só, entendíamos, justificaria o atraso da avaliação por parte do Conselho.

Porém, mesmo após instar formalmente o Secretário da Agricultura, o IGL não foi chamado para participar da referida reunião. A nossa presença, por certo, seria importante para dirimir dúvidas e evitar encaminhamentos equivocados por parte do Conselho.

No dia de hoje, sexta feira, fomos surpreendidos com as declarações publicadas na imprensa em que membros do Conselho questionam a atuação do IGL e alegam que a prestação de contas de 2015 não foi entregue. Ocorre que o plano de trabalho prevê ações continuadas, sendo imperioso que o Conselho Deliberativo cumpra sua atribuição prevista em lei[1] e manifeste-se acerca da prestação encaminhada há mais de seis meses, relativamente a 2014, de forma a não prejudicar a prestação subsequente.

Apesar dessas lacunas na apreciação do trabalho anterior, para nós essencial, o IGL elaborou a prestação de contas do primeiro semestre de 2015, restando apenas breves ajustes lapidares. Trata-se de um trabalho extenso, pormenorizado, devido às peculiaridades e ao ineditismo da forma de execução do nosso Convênio com o Estado. Em respeito à transparência que sempre mantivemos com nossos associados, os seis volumes que compõe a prestação de contas serão disponibilizados na Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária, designada para o próximo dia 25, quarta-feira. Nesta ocasião, nossos associados poderão analisar toda a documentação, sanar dúvidas e emitir sugestões. Ao Presidente do Conselho Deliberativo, os seis volumes também estarão disponíveis, porém o IGL espera e confia que a prestação de contas de 2014 seja finalmente analisada, conforme prevê a lei.

Esperamos, igualmente, que a legítima preocupação com os recursos do FUNDOLEITE sejam voltadas aos inadimplentes, que até o presente momento não efetuaram recolhimento algum ao Fundo, mas continuam valendo-se de benefícios fiscais que já deveriam ter sido suspensos pela SEAPI.

O IGL/RS ratifica seu compromisso com a transparência e a eficiência na condução dos assuntos de interesse da cadeia produtiva do leite, de seus associados e da população e coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários. Estamos tratando das coisas do Instituto com o máximo zelo, inclusive porque, no caso de erros, nós, signatários desta Nota, seremos responsabilizados, pecuniária, civil e criminalmente.

Porto Alegre (RS), 20 de novembro de 2015.

Gilberto Antonio PiccininiPresidente Oreno Ardêmio HeineckDiretor Executivo

[1] LEI Nº 14.379/2013.Art. 6.º O FUNDOLEITE/RS contará com um Conselho Deliberativo que terá por competência:VI – analisar e aprovar o Relatório de Atividades do Plano de Trabalho Anual, contendo a Prestação de Contas Semestral sobre os recursos depositados nas contas bancárias do FUNDOLEITE/RS e as ações desenvolvidas.

Nota oficial do presidente do IGL-RS, 23/11/2015

Ofício ao Secretário Ernani Polo (SEAPI), 19/11/2015

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.